As leis não-escritas da internet

A internet deu origem a pequenas leis involuntárias que regem as discussões – sejam elas via e-mail, fórum ou blog. O jornal inglês Telegraph compilou algumas das principais, que você confere abaixo.

# LEI DE GODWIN – Resultado de anos de discussões exacerbadas em fóruns e listas de discussão, foi criada por Mike Godwin em 1990 na Usenet, e prevê que "à medida que uma discussão se prolonga, a probabilidade de uma comparação envolvendo nazistas ou Hitler chega a 1".

# LEI DE POE – A regra criada por Nathan Poe em 2005 afirma que "sem um emoticon ou outra clara exibição de humor, é impossível criar uma paródia fundamentalista sem que outras pessoas a tomem como verdade". Foi criada em debate sobre criacionismo em um fórum cristão.

# REGRA 34 – A Regra 34 revela que "se algo existe, tem pornografia disso" – um tema recorrente na internet, afinal. Entre os exemplos mais comuns estão os hentais (desenhos eróticos japoneses) e os ensaios de Marge Simpson e Jessica Rabbit na Playboy americana.

# LEI DE DANTH – Talvez a mais simples e objetiva de todas, dizendo que "se você precisa insistir que venceu uma discussão na internet, é porque você provavelmente perdeu feio".

# LEI DE SKITT – "Todo post criado para corrigir erros em outro post também contém um erro", prega a lei criada para criticar a chama os defensores das regras gramaticais. Também pode significar que "a probabilidade de haver um erro em um post é diretamente proporcional ao constrangimento que ele causa".

# LEI DE SCOPIE – Criada para contemplar discussões científicas em fóruns, esta lei afirma que "qualquer citação proveniente de fontes não-confiáveis faz com que o argumento seja automaticamente eliminado".

# LEI DE POMMER – Bastante irônica, a lei afirma que "a opinião de uma pessoa pode mudar a partir do que ela lê na internet, saindo de nenhuma opinião para chegar em uma opinião errada".

# LEI DE DeMYER – São quatro, ao todo, mas a principal delas diz que "todo argumento composto basicamente de citações pode ser tranquilamente ignorado".

# LEI DE COHEN – A mais confusa, diz que "quem determina as regras que dizem que ‘quem determina as regras perdeu a discussão’, perdeu a discussão" – uma meta-lei.

# LEI DA EXCLAMAÇÃO – "Quanto maior o número de exclamações em uma mensagem, maior a chance dela ser mentira", diz a lei baseada em Discworld, obra do escritor Terry Pratchett.

Comentários

  1. Nossa a da exclamação é hilária!!!!!!!!!!!rsrs brincadeira mas tem uma verdade nela ás vzs abuso das exclamações pra dizer o que realmente não quero dizer rsrsr

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas