21 coisas que você tem que saber sobre os nerds

 Hoje em dia, após a grande expansão da "profissão: nerd", muitas empresas estão tratando o profissional de informática/TI como funcionário comum. Engana-se a empresa que o faz.
Digo isso porque o profissional de TI não é um profissional comum. Ele tem necessidades especiais, horários diferenciados (afinal de contas não se liga o cérebro com um botão), precisa de motivação, ambiente, etc.

Desta forma, exponho aqui, 21 coisas que todos deveriam saber sobre o profissional de TI.

1 -> Horário flexível:
Realmente, bater ponto em trabalho intelectual é nojento. Ainda vamos conseguir abolir o "das 8 as 18" das nossas regras de trabalho. Não se pode apertar o start pra que o cérebro comece a funcionar. Trabalho intelectual não pode ter horário pra acontecer.

2 -> Poder ouvir música:
Tirar o media player da máquina? Que coisa escrota, e tem empresa que faz isso! Mas só digo uma coisa: Não resolve. Ainda mais com o aumento da quantidade de mp4, mp5, ipods, iphones, smartphones no mercado. ;)

3 -> Cantinho sossegado:
Ninguem merece ter de TENTAR se concentrar no meio do falatório alheio. Não jogue o profissional de TI no meio de outras pessoas, departamento de marketing, comercial ou afins.

4 -> Temperatura razoável:
Quem não trabalha em datacenter, é porque gosta de temperatura razoável. Nada de temperaturas congelantes. Ninguém é obrigado e trabalhar no frio, só porque o servidor fica no mesmo lugar onde os profissionais estão.

5 -> Internet liberada:
Não adianta usar o método mais Jaspion do mundo pra evitar que o nerd navegue. Nerds navegam enquanto trabalham, e isso é fato. E conseguem produzir mesmo assim. Tire isso dele, e ele vai perder centenas de horas tentando burlar o sistema. Horas essas em que ele poderia estar trabalhando numa boa.

6 -> Lugar pra comer:
Nerds e geeks comem. Parece incrível né, mas eles comem. E são meio, digamos... "mão de vacas" com isso. Portanto não custa deixar um microondas à mão para o almoço e eventuais boquinhas.

7 -> Área para fumantes:
Mesmo eu que não fumo, preciso disso, afinal de contas, é detestável que os fumantes tenham de fumar do nosso lado. E pra eles também deve ser horrível não ter onde soprar a fumaça de suas chaminés.

8 -> Ambiente para relaxar:
Pode parecer piada pra algumas pessoas, mas por sorte algumas empresas já estão criando estes ambientes. Algumas das mais bem sucedidas empresas do MUNDO, tem estes ambientes. Locais onde o nerd passa as vezes apenas 10 minutos, mas que voltam renovados ao seu posto de trabalho. Máquina de café, mesinha de ping pong, fliperama, qualquer coisa pro cara se distrair. Em uma multinacional onde trabalhei, havia até academia.

9 -> Café:
Todo mundo sabe que nerd não vive sem café, então essa é só pra lembrar.Uma cafeteira não custa R$50,00 hoje em dia. Ou seja, não custa manter uma à disposição. No meu caso uma geladeira com Coca-Cola  :P

10 -> Nerd não gosta de ser incomodado:
Evite interromper o trabalho do nerd, enquanto ele está concentrado. Se ele não está digitando nem lendo, peça 1 minuto de atenção. Caso contrário, passe depois.

11 -> USE IM's:
Não adianta nada bloquear instant messengers. Eles são EXTREMAMENTE úteis e importantes. Economizam uma grana com telefone, são ágeis, você pode registrar a conversa pra relembrar, serve pra dar um toque em alguém, mandar um recado rápido ou mesmo colar textos breves pra auxiliar um colega, etc. Ou seja, empresa que bloqueia perde tempo e dinheiro, pois os nerds que não podem usar os IM's convencionais, criam um. :)

12 -> Usar parte do tempo para resolver assuntos pessoais:
Nem que seja um pedaço do horário de almoço, meia hora depois do expediente, a hora do café, etc. Afinal de contas passamos mais tempo no trabalho do que em casa. É justo que o cidadão possa resolver seus problemas de onde estiver.

13 -> Computador decente:
Deveria ser um dos primeiros itens dessa lista. :) Acho que nem precisa dizer mais nada né. Nerd não gosta de micro lento, sistema operacional antigo, etc.

14 -> Não empurre softwares goela abaixo do nerd:
Nerds e geeks tem suas preferências em termos de editores, softwares e derivados. Tá certo que existem empresas que possuem políticas quanto à softwares originais e etc. E acho isso muito válido. Porém, lembrando que os nerds são meio muquiranas, certamente eles conhecem as melhores opções free.

15 -> Mesa de trabalho:
A mesa do nerd pode não ser a mais organizada do mundo. Mesmo assim, ele precisa de um lugar estável pra trabalhar. Se for baia, que pelo menos tenha divisórias altas. Nerd gosta de privacidade. Se sentir observado é a pior coisa. Se o cara for desenvolvedor então...

16 -> Nerds viram mercenários quando não são respeitados:
É assim mesmo. Quando o profissional não é respeitado, ele parte pro "quem paga mais" e simplesmente se manda. E valorizar o profissional não custa nada.

17 -> Festinha de empresa:
90% dos nerds não gostam da obrigatoriedade do comparecimento em festinhas ou happy hour de empresas. Nem nas suas próprias festas eles vão. Não insista.

18 -> Síndrome do puxa saco:
Geralmente nerds odeiam puxa sacos. (Claro que existem as exceções, como tudo na vida). Mas você raramente vai ver um nerd dando tapinhas nas costas de alguém.

19 -> Nerds tem família!!!
Aposto que agora você ficou de boca aberta, não? Pois é, nerds namoram e casam também. Achar que o cara vai estar sempre disposto a "ficar até mais tarde" é besteira. Tire a pouca vida social que o nerd tem, e você vai ver o que é arrumar um inimigo. ;)

20 -> Quanto mais insatisfeito, mais relaxado:
O profissional de TI, quando está "pelos tubos", insatisfeito com alguma coisa, principalmente se esta coisa não tem (ou não dão pra ela) uma solução, começam a ficar relaxados. Mesmo que não queiram. Nerd não trabalha desmotivado. São bomo bebês, precisam de atenção constante.

21 -> Em briga de nerds, geek não mete a colher:
Fato! Se você vir dois nerds "da pesada" brigando, discutindo sobre algum assunto, principalmente se forem dois caras admirados, ou profissionais respeitados, você pobre mortal, não se meta. Nem tente apartar, pois em briga de nerds, o máximo que você pode fazer pra guardar lembrança é apertar o Print Screen. ;)

Comentários

Postagens mais visitadas